Principais Praias
Praia de Ponta Negra
Acesso: Pela Av. Engenheiro Roberto Freire ou pela Via Costeira. Distância de Natal: 13 Km (do centro da cidade)
Descrição: Ao sul, a praia forma uma pequena baía, que hospeda a sua principal e majestosa vedete, o Morro do Careca. A duna de 120 m de altura é orgulho dos natalenses e também uma das maiores curiosidades dos turistas que visitam o Estado. É um dos mais conhecidos cartões postais de Natal. Ao norte, um trecho de mar aberto, com ondas batendo forte, é um convite aos surfistas, que fazem desta parte da praia seu point.
Esta praia é também um termômetro de tudo que acontece na cidade do Natal, já que por ser a mais freqüentada, reflete quase sempre o momento e as preferências no campo da moda, lazer e cultura praticados na cidade.
Praia da Pipa
Tudo em Pipa é diferente. De noite e de dia ecoam os mais diversos idiomas e sotaques. Do pôr-do-sol apaixonante às ondas da Praia do Amor. Das caminhadas pela praia ao vai-e-vem despretensioso nas noites. No Santuário Ecológico, os resquícios da Mata Atlântica. A miscelânea de costumes e tipos não geram qualquer desequilíbrio ao saudável ambiente.
Pipa é um sonho e mistério a ser decifrado. Fica no município de Tibau do Sul a 88 quilômetros da capital.
Praia de Maracaja├║
Maracajaú é uma pequena Vila de Pescadores que conserva ainda as suas características originais, com suas jangadas aportadas sobre areias brancas e coqueiros à beira-mar, formando um cenário paradisíaco Localizada à 60 Km no Litoral Norte de Natal, a Praia de Maracajaú combina suas belezas naturais com uma atmosfera tranqüila.
Em frente ao restaurante Aquarium temos a visão do Farol Tereza Pança, construído na década de 40. Ele está encravado no local onde a embarcação do mesmo nome afundou após bater em um arrecife.
Nos Parrachos de Maracajaú, o mergulho é ideal para iniciantes de todas as idades. Com uma profundidade variando entre 1,0 à 3,0m na baixa mar e temperatura da água de 28°C. É o local ideal para a prática do Snorkeling e Batismo
Praia de Pirangi
A cerca de 20 km da nossa capital, divide-se em Pirangi do Norte e do Sul pelo Rio Pirangi, lá encontraremos o Maior Cajueiro do Mundo, sendo registrado no Guinness Book.
Ideal para a prática de esportes náuticos.
Praia de Genipabu
A praia de Genipabu, a 25 km de Natal, é a mais famosa do Estado. O passeio de bugue pelas suas dunas, com parada para observar a linda vista da sua lagoa, é a principal atração turística do Rio Grande do Norte. O acesso é pela Zona Norte, pegando a avenida João Medeiros Filho, ou pela balsa, no rio Potengi.
A maioria dos turistas faz o passeio de bugue pelas dunas móveis, que pode ser “com ou sem emoção”. Com emoção, é pura adrenalina.
As dunas são uma espécie de “montanha russa”, onde a diversão é garantida nas manobras radicais dos bugueiros, motoristas profissionais credenciados pela secretaria Estadual de Turismo para realizar os passeios no Parque Dunas de Genipabu, área particular de preservação ambiental.
Na praia de Genipabu, além dos tradicionais passeios de jangadas e da descida da duna no “esquibunda”, tem os dromedários.